Ontem (29-04) fui surpreendido com uma boa notícia. Fiquei sabendo durante a programação da TV Câmara (Câmara dos Deputados) do lançamento da Rede Legislativa de TV Digital. Esta rede irá ocupar o canal 61, do sistema de TV Digital que está sendo implantado no pai. Este canal será ocupado simultaneamente pela TV Câmara, TV Senado, TV legislativa de cada estado e TVs das câmaras municipais.
Segundo dados, mais de 20 grandes centros urbanos do país, entre eles a cidade de São Paulo, já estão operando o sistema digital e mais de 74 emissoras estão incluídas nessa fase de implantação.
A partir de junho de 2016 deixa de existir oficialmente o sistema analógico e todos os televisores deverão, obrigatoriamente, possuir o transformação/codificador ou ser um aparelho digital, que já começa chegar às lojas.
Isso quer dizer que com os canais públicos e estatais se antecipando na utilização da nova tecnologia, os brasileiros vão deixar de ser prisioneiros da mídia comercial e quem quiser poderá acompanhar a exibição de muita coisa boa nesses canais estatais e/ou públicos.
Vejo isso como um passo bacana no processo de democratização da comunicação, que passa pela necessidade do oferecimento de uma programação alternativa para os telespectadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário